Quem sou eu

Minha foto
Como diria Os Novos Baianos "Vou mostrando como sou e vou sendo como posso". Não sou blogueiro e nem me identifico com o termo "escritor", apenas uso esse espaço pra depositar meus pensamentos em forma de palavras. Paraíbano e riotintense com orgulho.
"Se lembrar de celebrar muito mais..."
(Fernando Anitelli)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Corrupção e educação !!


Infelizmente me entristece a inocente tentativa da sociedade honesta em aumentar os investimentos em educação à 10% do PIB, ao longo dos anos que acompanho e estudo a distribuição dos gastos do governo, posso dizer que de nada vai adiantar, será mais recursos destinados a corrupção, propina e desvio... é como tentar apagar um incêndio jogando gasolina.
Seria mais eficiente, dadas as circunstâncias, uma maior fiscalização e punição daqueles que não corroboram pra uma melhora na educação de nosso país... e aí sim, investissem mais, até 15% a 20% do PIB. Mas se continuarmos com a mesma conjuntura será mais um desperdício de recursos públicos, pois aumentaria ainda mais o olho gordo dos lobos ferinos prontos para abocanhar o aumento de recursos... quem sabe seria mais eficiente contratar os repórteres de uma certa emissora, especialmente de um programa de domingo a noite, de elevada audiência (que por causa de suas reportagens boazinhas estava perdendo audiência, daí resolveu atirar pra todo lado, né?), para fiscalizarem os desvios e a má distribuição dos recursos, pois sempre “sabem” primeiro que os nossos órgãos de fiscalização... (curioso, né?!)... seria mais eficiente, mas não é... nem será. E lá vêm manifestações populares por aumento de recursos, por dinheiro, achando que melhorando isso melhora, por tangência, ou osmose, as melhorias de trabalho.
Não estou dizendo que nossa educação não mereça aumento, inclusive já escrevi sobre isso em outros tópicos, mas, além do que isso, deve haver mais seriedade e comprometimento na distribuição e fiscalização dos recursos... e esse aumento e a fiscalização podem ser feitos simultaneamente.

3 comentários:

  1. Eis me aqui. Belo blog, depois quero explorar mais.

    bjs.

    sergio vaz

    ResponderExcluir
  2. Obrigao pelo comentário, poeta... estou aqui a disposição, pode explorar o conteúdo...

    abraço !!

    ResponderExcluir
  3. Lido! Texto muito bom! =D

    ResponderExcluir